Saúde um Direito de Todos

A saúde "é um direito de todos e dever do Estado, garantido mediante a políticas saciais e econômica que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário à ações e serviços para sua promoção, proteção e recumperação." conforme esta garantido e definido no Cap. II Dos Direitos Sociais, Art. 6º e Cap. II Da Seguridade Social, Seção II Da Saúde, Art. 196 da Constituição da República Federativa do Brasil.

sábado, 11 de junho de 2011

Tendências nacionais, regionais e globais nos níveis de colesterol total desde 1980.

Dados sobre as tendências nos valores médios de colesterol total (CT) são necessários para que se compreenda os efeitos de seus determinantes dietéticos, de estilo de vida e farmacológicos, estabeleça-se prioridades de intervenção e avalie-se os programas nacionais. Análises prévias foram limitadas a poucos países, sem análises globais consistentes. Com o objetivo de analisar essa questão, Farzadfar e colaboradores, da Universidade Harvard, EUA, realizaram estudo publicado recentemente.
Foram estimadas as tendências e suas incertezas em relação à PA sistólica (PAS) média de adultos com idade igual ou superior a 25 anos, em 199 países e territórios. Os dados foram obtidos a partir de dados de inquéritos nacionais publicados ou não, bem como estudos epidemiológicos (321 países-ano e 3,0 milhões de participantes). Para cada sexo, modelo Bayesiano foi usado para estimar a média de PAS por idade, país e ano, levando-se em conta se o estudo era nacionalmente representativo.
Em 2008, o valor médio de CT padronizado por idade foi de 4,64 mmol/L (intervalo de incerteza de 95% 4,51-4,76) para homens e de 4,76 mmol/L para mulheres (4,62-4,91). Globalmente, o valor médio de CT apresentou pouca mudança entre 1980 e 2008, tendo mostrado queda inferior a 0,1 mmol/L por década, em homens e mulheres. O valor médio de CT apresentou declínio nos países ricos da Australásia, América do Norte e Europa ocidental/central e no leste europeu, sendo os declínios regionais de aproximadamente 0,2 mmol/L por década para ambos os sexos. O valor médio de CT apresentou aumento no oeste/sudoeste da Ásia e Pacífico, em cerca de 0,08 mmol/L por década em homens e 0,09 mmol/L por década em mulheres.  A despeito das tendências convergentes, os níveis médios de CT em 2008 foram maiores nas regiões mais ricas (Australásia, América do Norte e Europa ocidental), sendo a média regional de 5,24 mmol/L (5,08-5,39) para homens e 5,23 mmol/L para mulheres (5,03-5,43). Os valores médios foram menores na África sub-sahariana, sendo de 4,08 mmol/L para homens (3,82-4,34) e 4,27 mmol/L para mulheres (3,99-4,56).
Políticas nutricionais e de intervenção farmacológica devem ser usadas para acelerar melhorias nos níveis de CT em regiões que apresentaram declínio, bem como para prevenção/contenção do aumento observado nos países asiáticos e outros. A avaliação populacional do colesterol deve ser melhorada nos países mais pobres.

Fonte: Lancet 2011; 377:578-86.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as postagem, mande pra nos sua opinião, sua critica ou sua sugestão.