Saúde um Direito de Todos

A saúde "é um direito de todos e dever do Estado, garantido mediante a políticas saciais e econômica que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário à ações e serviços para sua promoção, proteção e recumperação." conforme esta garantido e definido no Cap. II Dos Direitos Sociais, Art. 6º e Cap. II Da Seguridade Social, Seção II Da Saúde, Art. 196 da Constituição da República Federativa do Brasil.

quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Nariz eletrônico identifica bactéria em queimaduras

"Embora o instrumento tenha sido projetado para ser usado em pacientes com queimaduras, ele poderá ser usado para outros tipos de ferimentos, como úlceras crônicas, e em outras áreas do diagnóstico médico e até ambiental."

Cheiro de bactéria

O tratamento precoce da infecção em pacientes vítimas de queimaduras é um elemento essencial para o sucesso do atendimento. O problema é que a identificação da infecção não é tão rápida quanto se gostaria.

Agora, um grupo de pesquisadores europeus projetou e construiu um novo instrumento que é capaz de identificar os tipos de bactérias a partir das quantidades minúsculas de gases voláteis que elas emitem.

Pacientes internados com queimaduras graves muitas vezes já chegam ao hospital com infecções nos ferimentos. No entanto, pode demorar três dias para que os exames microbiológicos tradicionais identifiquem as bactérias presentes, permitindo que os médicos selecionem os antibióticos adequados.

No passado, detectar bactérias pelo cheiro era uma prática comum, ensinada aos estudantes de medicina.

Mas Krishna Persaud, da Universidade de Manchester, na Inglaterra, resolveu usar a tecnologia para melhorar a eficiência da detecção desses cheiros. Ele reuniu colegas da Alemanha, Itália e da Lituânia para construir um sensor capaz de detectar os cheiros exalados pelas bactérias - um nariz eletrônico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as postagem, mande pra nos sua opinião, sua critica ou sua sugestão.