Saúde um Direito de Todos

A saúde "é um direito de todos e dever do Estado, garantido mediante a políticas saciais e econômica que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário à ações e serviços para sua promoção, proteção e recumperação." conforme esta garantido e definido no Cap. II Dos Direitos Sociais, Art. 6º e Cap. II Da Seguridade Social, Seção II Da Saúde, Art. 196 da Constituição da República Federativa do Brasil.

domingo, 10 de abril de 2011

Síndrome de Hipersensibilidade Induzida pela Carbamazepina

A síndrome de hipersensibilidade a anticonvulsivantes (SHA) é uma reação idiossincrática caracterizada pela tríade de febre, erupção cutânea e acometimento de órgãos internos, que surge em média de uma a oito semanas após a exposição ao medicamento. Na literatura, certos autores utilizam o acrônimo de DRESS (drug reaction with eosinophilia and systemic symptons) para designar a síndrome. O comprometimento sistêmico é variável: o fígado é o órgão mais freqüentemente acometido (61%), podendo desencadear quadros de coagulopatia, hepatite, insuficiência hepática, hepatomegalia e hipoalbuminemia. Outros órgãos e sistemas lesados incluem: hematológico (48% com anemia, eosinofilia, leucopenia, leucocitose e  trombocitopenia), renal (15% com elevação de creatinina, hematúria, nefrite e proteinúria), pulmonar (14% com atelectasia, consolidação, derrame pleural, dispnéia, hipoxemia, edema pulmonar e pneumonite) e outros (20% com pancreatite, náusea, êmese, diarréia, hiper/hipotiroidismo, miocardite, esplenomegalia, convulsões, estado mental alterado e síndrome da secreção inapropriada de hormônio antidiurético).

As lesões cutâneas variam desde simples exantema até necrose epidérmica tóxica . É um quadro  potencialmente fatal, com letalidade em torno de 10% dos casos. Estima-se que a SHA ocorra em 1 a cada 1.000-10.000 exposições a anticonvulsivantes, podendo ser a incidência muito maior em função do desconhecimento da entidade. É desencadeada, geralmente, pelos anticonvulsivantes aromáticos (fenobarbital, carbamazepina e fenitoína), embora possa ocorrer também com a lamotrigina. Ocorre reação cruzada entre esses agentes aromáticos, com exacerbação dos sinais e sintomas em até 75% dos casos; isto
explica porque alguns sintomas continuam a progredir ou recorrem após troca por outro agente aromático.


Fonte:
Local onde o trabalho foi desenvolvido: Departamento de Dermatologia
do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo, São Paulo.
Nádia Barbosa Aires
Departamento de Dermatologia do Hospital das Clínicas da Faculdade
de Medicina da Universidade de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as postagem, mande pra nos sua opinião, sua critica ou sua sugestão.