Saúde um Direito de Todos

A saúde "é um direito de todos e dever do Estado, garantido mediante a políticas saciais e econômica que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário à ações e serviços para sua promoção, proteção e recumperação." conforme esta garantido e definido no Cap. II Dos Direitos Sociais, Art. 6º e Cap. II Da Seguridade Social, Seção II Da Saúde, Art. 196 da Constituição da República Federativa do Brasil.

domingo, 11 de setembro de 2011

Descoberta Científca

A mortalidade é alta após nove anos passados de uma internação na UTI

09 de setembro de 2011.  

Um estudo publicado no Journal of Critical Care avaliou a mortalidade em longo prazo após a estadia em uma unidade de terapia intensiva (UTI) e testou as hipóteses de que:
(1) a qualidade de vida melhora com o tempo 
(2) as previsões de resultado feitas pelos cuidadores durante a internação na UTI são confiáveis.

De 409 pacientes que sobreviveram seis meses depois de uma internação em UTI, 334 foram incluídos e 146 deles morreram. Idade, diagnóstico, e a gravidade da doença foram fatores significativos para mortalidade (P <0,0001 para todos). De todos os sobreviventes, 59% descreveram sua qualidade geral de vida como boa e 35% como razoável. Dependência física foi significativamente relacionada com o tempo de internação (P <0,01), enquanto que a qualidade de vida foi relacionada com a idade de admissão (P <0,05). As previsões dos cuidadores sobre a sobrevivência e qualidade de vida pareceram ser confiáveis, com as previsões dos médicos mais confiáveis que as dos enfermeiros (P <0,05). Chegou-se à conclusão que a mortalidade é alta após nove anos de internação na UTI. A qualidade de vida pode deteriorar-se em alguns indivíduos, no entanto, a qualidade geral de vida para a maioria dos sobreviventes continua a ser aceitável e pode até melhorar.

Fonte: Bibliomed

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as postagem, mande pra nos sua opinião, sua critica ou sua sugestão.