Saúde um Direito de Todos

A saúde "é um direito de todos e dever do Estado, garantido mediante a políticas saciais e econômica que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário à ações e serviços para sua promoção, proteção e recumperação." conforme esta garantido e definido no Cap. II Dos Direitos Sociais, Art. 6º e Cap. II Da Seguridade Social, Seção II Da Saúde, Art. 196 da Constituição da República Federativa do Brasil.

segunda-feira, 4 de julho de 2011

A aplicação de um protocolo de anafilaxia melhorou as habilidades dos médicos para tratar esta emergência na unidade de emergência pediátrica

O tratamento da anafilaxia em unidades de emergência pediátrica (UEP) é por vezes deficiente em termos de diagnóstico, tratamento e acompanhamento posterior. Um estudo publicado na Pediatric Allergy and Immunology avaliou a eficiência de um protocolo atualizado para melhorar o desempenho médico, e descreveu a incidência de anafilaxia e a segurança do uso de adrenalina em uma UEP de um hospital terciário. Foram incluídas 64crianças com idade <14 anos com diagnostico de anafilaxia. Os pacientes foram divididos em dois grupos de acordo com a data de implantação do protocolo (2008): grupo A (2006-2007; o período antes da introdução do protocolo) e grupo B (2008-2009, após a introdução do protocolo. A incidência de anafilaxia foi de 4,8 por 10.000 casos / ano. Após a introdução do protocolo, aumentos significativos foram observados na administração de adrenalina (27% no grupo A e 57,6% no grupo B, p = 0,012), na prescrição de auto-injeção de adrenalina (6,7% no grupo A e 54,5% no grupo B) (p = 0,005) e no número de internações na observação pediátrica (p = 0,003) e sua duração (p = 0,005).Foram observadas reduções no uso de monoterapia com corticoide (29% no grupo A, 3% no grupo B, p = 0,005), e no número de pacientes que receberam alta sem instruções de acompanhamento (69% no grupo A, 22% no grupo B, p = 0,001).Chegou-se à conclusão que a aplicação do protocolo de anafilaxia substancialmente melhorou as habilidades dos médicos para tratar esta situação de emergência na unidade de emergência pediátrica.

Texto: Bibliomed.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as postagem, mande pra nos sua opinião, sua critica ou sua sugestão.