Saúde um Direito de Todos

A saúde "é um direito de todos e dever do Estado, garantido mediante a políticas saciais e econômica que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário à ações e serviços para sua promoção, proteção e recumperação." conforme esta garantido e definido no Cap. II Dos Direitos Sociais, Art. 6º e Cap. II Da Seguridade Social, Seção II Da Saúde, Art. 196 da Constituição da República Federativa do Brasil.

quinta-feira, 10 de março de 2011

Riscos ocupacionais relacionados à anestesia

Com o objetivo de avaliar os riscos ocupacionais relacionados à prática da anestesia e fornecer medidas preventivas em relação às mesmas, Mérat e colaboradores, da Escola de Val-de-Grâce, França, realizaram revisão da literatura publicada recentemente.
Foram pesquisados os bancos de dados MEDLINE e do Regional Case Disease no "Île-de-France". As palavras-chave empregadas foram: anestesia, riscos ocupacionais, gás anestésico, condições de trabalho, estresse, burnout, adição, exposição ocupacional a sangue, alergia ao látex, radiação ionizante, eletrocussão e explosão. Foram selecionadas revisões gerais e artigos originais, além de casos clínicos isolados e cartas ao editor.
Existem diversos riscos ocupacionais relacionados à prática da anestesia. A toxicidade dos gases anestésicos, particularmente do óxido nitroso, foi realçada logo no início de seu uso. O uso da maioria dos gases tóxicos foi abandonado e a aplicação de medidas coletivas de proteção (sistema de evacuação do gás, ventilação das salas de cirurgia, uso de circuitos fechados para anestesia) tornou possível reduzir consideravelmente o risco relacionado à inalação anestésica. A exposição ao sangue também foi reduzida, graças à melhor observação de regras de segurança e uso de material protegido. O risco de alergia ao látex reduziu consideravelmente, após a substituição do látex por outros materiais. O risco relacionado à exposição a radiação ionizante é melhor controlado, já que regulação bastante estrita foi implementada. A sala de cirurgia envolve riscos de eletrificação, queimaduras e explosão. Novos riscos foram identificados: adição a drogas e o burnout. Sua freqüência é de difícil avaliação, mas esses riscos podem ter sérias conseqüências para os pacientes e anestesistas. Sua prevenção baseia-se na melhoria das condições de trabalho e de um melhor reconhecimento profissional.
A toxicidade dos gases anestésicos, exposição a hemoderivados e a radiação ionizante, alergia ao látex, eletrificação e o risco de explosão na sala de cirurgia são riscos profissionais bem identificáveis para o anestesista. Medidas foram implementadas para reduzir sua incidência. Dois riscos são cada vez mais reconhecidos: a adição a drogas e o burnout. A melhoria das condições de trabalho e o melhor reconhecimento profissional são as maneiras mais adequadas de prevenir tais riscos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as postagem, mande pra nos sua opinião, sua critica ou sua sugestão.