Saúde um Direito de Todos

A saúde "é um direito de todos e dever do Estado, garantido mediante a políticas saciais e econômica que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário à ações e serviços para sua promoção, proteção e recumperação." conforme esta garantido e definido no Cap. II Dos Direitos Sociais, Art. 6º e Cap. II Da Seguridade Social, Seção II Da Saúde, Art. 196 da Constituição da República Federativa do Brasil.

sexta-feira, 7 de janeiro de 2011

Descoberta Cientificas: Pesquisadores da Universidade de Barcelona avaliaram o efeito de duas intervenções para a redução da prescrição de antibióticos para a faringite.


Os clínicos gerais registraram todos os casos de faringite, durante um período de 3 semanas antes e após dois tipos de intervenção em 2008 e 2009, respectivamente. A intervenção completa consistiu em sessões de discussão dos resultados do primeiro registro, cursos para médicos, orientações, oficinas sobre testes rápidos e fornecimento de testes rápidos de detecção do antígeno (RADTs). Os médicos do grupo intervenção parcial passaram toda a intervenção acima, exceto a oficina, e os RADTs não foram fornecidos. 280 médicos participaram (70 no grupo intervenção parcial e 210 no grupo intervenção completa). 59 novos médicos foram incluídos como grupo controle.  6.849 episódios de faringite foram registrados.  A prescrição de antibióticos foi significativamente menor após a intervenção no grupo intervenção completa, mas não no grupo intervenção parcial.  Em comparação com o grupo controle, o odds ratio de prescrição de antibióticos após a intervenção foi de 0,52 (IC 95% 0,23 a 1,18) no grupo de intervenção parcial e 0,23 (IC 95% 0,11 a 0,47) no grupo intervenção completa. Os autores concluíram que a intervenção foi benéfica para reduzir a prescrição de antibióticos, mas só foi estatisticamente significativa quando foram fornecidos os RADTs.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as postagem, mande pra nos sua opinião, sua critica ou sua sugestão.