Saúde um Direito de Todos

A saúde "é um direito de todos e dever do Estado, garantido mediante a políticas saciais e econômica que visem à redução do risco de doença e de outros agravos e ao acesso universal e igualitário à ações e serviços para sua promoção, proteção e recumperação." conforme esta garantido e definido no Cap. II Dos Direitos Sociais, Art. 6º e Cap. II Da Seguridade Social, Seção II Da Saúde, Art. 196 da Constituição da República Federativa do Brasil.

domingo, 2 de janeiro de 2011

Seu Filho

Caros leitores e internautas que acessão nosso blog a partir de janeiro vamos publicar uma sere de reportagens sobre a saúde de seu filho. A saúde ela começa desde o nascimento da criança, ou seja, a saúde vem do berço. E foi pensando nesse conceito que nos do Grupo HDA Saúde vamos mostra pra você mamai e papai, quais os cuidados mais importantes a cada fase do seu filho, desde o nascimento, ate atingir a adolescência. Acesse nosso blog, tire e/ou envie para nos suas duvidas. Hoje vamos aborda o primeiro dia de vida de seu bebe. 

“Um nascimento representa o princípio de todo - é o milagre do presente e a esperança do futuro.”

O primeiro dia de seu filho, geralmente ele passa na maternidade onde são prestados todos os cuidados básicos como seu primeiro banho, sua primeira dose de vacina e vitamina K, avaliação nutricional e pediátrica para a proteção e manutenção de sua saúde. Em fim, em seu primeiro dia, em casa, os pais devem se atentar aos cuidados básicos como: a higiene e beleza, a alimentação, a saúde bucal e seu desenvolvimento.

Higiene e beleza de seu bebe:

O primeiro banho em casa:
O primeiro banho é um momento inesquecível pra os pais. No entanto, vale lembra os primeiros passos antes de realizar essa proeza.
O banho de imersão pode ser dado na bacia ou na banheirinha. Os primeiros banhos em casa não precisam ser demorados. Basta que o recém-nascido fique na banheira tempo suficiente para tirar a sujeirinha e a pele descamada que se acumula no corpo.
Comece preparando o material necessário (toalha, sabonete neutro glicerinado, fralda, pomada contra assaduras(indicada pelo seu medico), algodão e contonete, álcool 70% para o curativo do coto umbilical e a roupinha) e escolhendo o melhor local como, por exemplo, procure um local onde não ajam correntes de ar. Após o banho não o leve para ambientes externos evitando assim choques térmicos. Esses são os itens que os pais precisam ter à disposição na hora de dar o primeiro banho no bebê em casa. Porem confira se tudo esta a disposição antes de iniciar o banho, pois não se deve desviar a sua atenção do bebê, evitando assim acidentes. 

Atenção aos cuidados:

A temperatura da água

A água para o banho do bebê deve estar morna, entre 34 e 38 ºC. Para checar a temperatura da água, basta o pai ou a mãe experimentá-la e verificar se está agradável.
 
Cuidando do umbiguinho
O coto umbilical é uma porta de entrada para infecções e por isso, deve ser mantido bem limpinho até que caia. Deve-se lavar bem com água e sabão, enxugar bem o bebê e no umbigo passar álcool a 70% em movimentos circulares, retirando toda a sujeira que possa ali se acumular. Essa higiene deve ser feita até que ocorra sua queda, geralmente uns 15 dias depois do nascimento. A queda é resultado do processo de cicatrização do umbigo, que começa de dentro para fora. Logo após, faça um curativos fechados, assim como os banhos a seco, não são mais usados, pois mantém alta a umidade do local, propiciando maior prazo para a queda do coto.

Atenção:
Inchaço, vermelhidão, dor e secreção nessa região pode ser sinal de alguma infecção e nesses casos o bebê deve ser examinado por um pediatra. Os pais também precisam ficar atentos à cicatrização do umbigo após a queda do coto para ter certeza que ocorreu o fechamento completo.

Segurando o bebê
Na hora de segurar o bebê para dar banho ele parece ainda mais frágil, mole e escorregadio do que o normal. Todos os pais de primeira viagem sentem a mesma aflição.
Para você ter firmeza para segurar o recém-nascido, o ideal é que a banheira fique em uma altura agradável para você e que esteja bem acomodada para não forçar a coluna. Dessa forma, você terá mais segurança ao manipular o bebê.
A maneira como você vai segurar o pequenino durante o banho é importante por três motivos: precisa ser confortável para o bebê, prática para quem banha e, principalmente, segura para não oferecer nenhum risco como, por exemplo, o bebê escorregar durante o banho. Portanto, a criança precisa ficar presa com conforto.
A melhor forma de conseguir isso é passando o seu braço esquerdo pelas costas da criança e prendendo embaixo de seu bracinho esquerdo, de modo que a cabeça fique apoiada no seu antebraço. Tenha o cuidado de segurar firme, porém, não exagere na força. Muitos pais, com medo de deixar o filhote cair acabam apertando mais do que devem.

Para colocar o bebê na água, apoie o bumbum e a as coxas do bebê na sua mão direita e só solte quando ele já estiver se sentindo seguro e confortável na banheira. Nessa posição, você vai ficar com o braço e a mão direita totalmente livres para ensaboar e enxaguar o bebê.
Quando terminar de banhar a parte da frente é hora de virar de bruços. Para isso, use a sua mão direita que está livre para girar o bebê de modo que o seu braço esquerdo passe a apoiar o peito e o rosto da criança. Nessa posição, sua mão esquerda vai ficar presa embaixo do bracinho direito.

Lavando a cabeça
Alguns bebês nascem cabeludos, outros bem carequinhas. Não importa qual o caso de seu filhote, o recém-nascido pode, e deve, lavar a cabeça todos os dias até um ano de idade. Esse cuidado faz parte da higiene diária, especialmente nos primeiros meses de vida, quando ele deve estar impecavelmente limpo para evitar doenças e contaminações.
É natural que o couro cabeludo do bebê fique oleoso nos primeiros dias. Isso acontece devido à ação de um hormônio, o androgênio, que a criança recebe ainda na barriga da mãe. Não use nenhum produto que resseque o couro cabeludo do bebê. A tendência é que essa oleosidade vá sumindo aos poucos, naturalmente.
Se o recém-nascido apresentar crostas no couro cabeludo, não se assuste. Isso também é normal. São resíduos que ficam grudados na cabeça após o parto. Nos primeiros banhos do bebê você pode usar um pouco de óleo infantil para amolecer essas crostas antes de aplicar o shampoo.
O ideal é lavar a cabeça do recém-nascido ainda fora da banheira, com o corpinho enrolado em uma toalha para que ele não sinta frio. Você deve incliná-lo sobre uma bacia segurando o corpinho no braço e a cabeça na mão esquerda, deixando a mão direita livre.

Comece jogando uma pequena quantidade de água de frente para trás. Nessa hora, proteja os ouvidos com os dedos polegar e anular da mão que apóia a cabeça. Isso é muito importante para evitar que a água entre no ouvido.
Para lavar o cabelo do bebê você poderá usar uma pequena quantidade de shampoo infantil ou sabonete líquido neutro, que não irritam os olhos da criança. Nessa idade não é preciso esfregar ou massagear a cabecinha. Apenas passe a mão levemente sobre a penugem. Enxague bem os fios até tirar todo resíduo do produto. Para secar, apenas pressione levemente uma toalha macia sobre a cabeça.

Secando o corpinho
Depois de um bom banho, os bebês precisam ficar bem enxutos. A toalha dos pequeninos deve ser muito macia, para não machucar a pele, e estar bem sequinha. O enxoval de banho do bebê deve ser exclusivo para uso ele. Não use a toalha do bebê para enxugar os irmãos mais velhos. Os modelos com capuz são ótimos para manter todo o corpo quente e protegido de friagens. As toalhas-fralda são uma boa opção por ter melhor absorção do que as toalhas felpudas.
Ao tirar o neném da banheira, envolva-o rapidamente na toalha. Para enxugá-lo, apenas aperte a toalha contra o corpinho, sem esfregar a pele. Certifique-se que todas as partes estão secas, principalmente as dobrinhas da perna e do pescoço. Passe delicadamente a toalha na cabeça e não esqueça de enxugar a parte de trás das orelhas, entre os dedos, e outras que podem ser esquecidas.
Quando tiver certeza que ele está bem sequinho, vista-o rapidamente.

 O choro no banho 

O banho do recém-nascido não seria tão problemático para os pais se o bebê não chorasse tanto. Afinal, qual o motivo do choro dos bebês nos primeiros banhos?

“O bebê, em qualquer situação que o tire da rotina, é estimulado, como por exemplo, quando começa a ser despido. A única coisa que ele sabe fazer é chorar, portanto, quando ele muda de ambiente, logo é estimulado e se manifesta. Mas o choro logo pára quando ele é colocado na água quentinha e retoma seu conforto”, garante a enfermeira Ana Paula.
Isso significa que, com o tempo, quando o banho diário deixa de ser uma sensação desconhecida e vira uma rotina, o bebê pára de chorar. Basta ter paciência e fazer a experiência do banho virar um momento de prazer o mais rápido possível.
Experimente acariciar e conversar com o bebê durante o banho. Ao ouvir sua voz suave, ele vai se acalmando e aos poucos se sentindo mais confortável. O banho é mais um momento de troca entre a mãe e o filho e a conversa com o bebê pode tornar tudo ainda mais agradável.

Higiene Bucal:

Primeiros meses
Envolva o dedo em uma gaze embebida em água filtrada ou, ainda, soro fisiológico e limpe a gengiva delicadamente. Faça isso apenas uma vez ao dia, pois o leite materno tem anticorpos que não devem ser removidos imediatamente.

Amamentação:
 
A Organização Mundial de Saúde recomenda, para a população em geral, que os bebês recebam exclusivamente leite materno durante os primeiros seis meses de idade. Depois dos seis meses, com o objetivo de suprir suas necessidades nutricionais, a criança deve começar a receber alimentação complementar segura e nutricionalmente adequada, juntamente com a amamentação, até os dois anos de
idade - ou mais.
Amamentar é uma arte e necessita de habilidade. Requer confiança materna e informações consistentes. A mãe precisa de confiança em si mesma para permitir que os acontecimentos fisiológicos e psicológicos se desenvolvam e amadureçam. Embora seja freqüente assumir que a amamentação é um processo natural e instintivo, uma combinação dos reflexos do bebê e do comportamento materno.

Vantagens do leite materno:
O leite materno é o alimento natural para os bebês. Ele fornece toda a energia e os nutrientes que o recém-nascido precisa nos primeiros meses de vida e continua a fornecer até metade ou mais das necessidades infantis durante a segunda metade do primeiro ano - e até um terço durante o segundo ano de vida. O leite materno promove o desenvolvimento sensor e cognitivo da criança, além de protegê-la contra doenças crônicas e infecciosas - leite contém linfócitos e imunoglobinas que ajudam o bebê a combater infecções.
 

Orientações para iniciar a amamentação:

1.
O recém-nascido deve ser amamentado a cada duas a três horas ou conforme a demanda, o que vier primeiro durante o dia e conforme a demanda durante a noite.

2. Suplementação com soro glicosado e/ou fórmulas não é recomendada para bebês a termo e saudáveis.


3.
Ambas as mamas devem ser usadas para cada mamada, iniciando pela mama que foi usada na mamada anterior.

4. Nós recomendamos a amamentação em cada mama por sete a 10 minutos, com tempo adicional em cada mamada, se a mãe o desejar. O reflexo da descida do leite numa mãe de primeiro bebê demora de três a cinco minutos para ocorrer; conseqüentemente, menos de três minutos de sucção por seio pode levar a condições inadequadas para a descida do leite e má interpretação.

Levando o bebê ao seio para sugar:

a.
A mãe deve massagear seu seio, a área do bico e a aréola para promover a descida do leite e aumentar a protuberância do bico.

b. O bebê é sustentado por ambos os braços em cima de um travesseiro e trazido ao seio.

c. Uma pequena quantidade de leite é espremida na boca do bebê; quando sua boca abrir, a aréola e o bico são inseridos, O bico deve ser colocado no palato duro para estimular a sucção.

d. Na primeira mamada, muitos bebês irão sugar duas ou três vezes, arquear-se para trás e chorar, provavelmente porque estão acostumados a um fluxo automático de leite através de um bico de borracha (se esse estiver sendo usado). A situação ideal é incentivar o aleitamento materno, associado com alimentação por gavagem, antes de introduzir bicos de borracha. Se a mãe estiver ansiosa, seu reflexo de descida de leite será inibido e o bebê não receberá nenhum leite. Como isso é comum, deve ser antecipado e prevenido à mãe. Sessões de amamentação supervisionadas com freqüência são úteis, durando de cinco a 10 minutos de cada lado, se for bem tolerado pelo bebê. A mãe não deve esperar ganho ponderal significante depois dessas sessões práticas. A criança receberá sua alimentação habitual depois da sucção no seio materno.

Posição para amamentar o bebê:
 Muitas posições são possíveis para amamentar, confortavelmente, um recém-nascido no período pós-parto. Essas posições incluem a tradicional "posição de Madona" ou pelo bebê sustentado por ambos os braços (Posição de agarrar a bola no futebol americano) - ambas permitem que a mãe se sente -, assim como a posição deitada, com a mãe recostada de lado. Ver referências 5 e 16 para detalhes dessas técnicas.

Posição da boca do bebê:
A posição do bico do seio na boca do recém-nascido é importante na prevenção de ardência e de rachaduras. A gengiva do bebê deve ficar de O,5 a 1,0 cm atrás da junção do bico/aréola, para liberar o leite dos seios galactóforos efetivamente..

Atenção:
Mulheres podem amamentar vários bebês, desde que a produção do leite materno possa atender à demanda adicional. Sugestões detalhadas podem ser encontradas nas referências 7 e 9. São três as orientações gerais para gêmeos: (l) ambos os seios devem ser oferecidos a cada mamada, cada bebê pode ter seu próprio seio é (3) os bebês podem ser amamentados simultaneamente (ou o mais faminto pode ser amamentado primeiro em ambos os seios e depois o irmão também em ambos os seios).

Armazenamento do leite
 
O leite deve ser coletado em frasco estéril utilizando técnica escrupulosamente asséptica. O leite pode ser armazenado em recipiente plástico e é melhor usá-lo fresco.

1. O leite materno fresco pode ser refrigerado por 24 horas.

2. O leite materno pode ser armazenado no freezer por seis meses, à temperatura de -l8ºC.

3. O leite deve ser mantido gelado durante o transporte de casa até o hospital.

4. O leite deve ser descongelado, colocando-se o recipiente em água quente por cinco a 10 minutos e agitando-o depois. Não deve ser fervido ou colocado em forno de microondas, pois os efeitos desse tipo de aquecimento são desconhecidos.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Leia as postagem, mande pra nos sua opinião, sua critica ou sua sugestão.